O novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento. Assim, o aluno pode optar por uma formação técnica e profissionalizante. Com isso, no fim deste ciclo de ensino o aluno receberá o certificado do Ensino Médio regular, e o certificado do curso técnico ou profissionalizante.
Mas o que muda de fato?
A principal mudança do Novo Ensino Médio é o aumento da carga horária. O novo currículo é organizado por áreas de conhecimento e não por matérias, sendo composto por 4 áreas de conhecimento e uma de formação técnica.
Nessa estrutura serão até 1.800 horas de carga horária dentro das áreas: Matemática e suas tecnologias; linguagem e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas. Além disso, no mínimo 1.200 horas ficarão reservadas para a formação técnica e profissional de escolha do estudante.
Cada escola pode ofertar 5 itinerários e cada aluno escolherá qual cursar, de acordo com sua área de interesse e a carreira desejada.
Escolas do Ensino Médio de todo o Brasil estão enfrentando este desafio para implementar essas novas mudanças em seus currículos.
A presente mudança é uma proposta para combater a estagnação dos índices de desempenho dos estudantes brasileiros. Além disso, a meta é diminuir as taxas de abandono e reprovação.
O que você achou desse novo modelo de aprendizagem?