E-mail

contato@pinheiroguimaraes.br

Dicas de como adaptar seu filho em uma nova escola

Dicas de como adaptar seu filho em uma nova escola

Introduzir uma criança a uma nova escola pode parecer uma missão impossível, porém é mais simples do que você imagina. Leia esse texto até o final e descubra algumas formas de aliviar o processo.

Alguns pais acham que adaptar seus filhos a uma nova escola é muito difícil e, por isso, deixam as crianças permanecerem em ambientes que nem sempre as favorecem. Seja por uma educação de baixa qualidade, bullying ou outros fatores.

Crianças são mais fáceis de se adaptar do que adultos e isso é um fato. Portanto, não devemos temer mudanças e devemos incentivar que elas ocorram de forma natural.

A escola é uma parte importante da educação e no desenvolvimento social de uma criança; se você fornecer ao seu filho as ferramentas necessárias para se ajustar, ele será capaz de atingir qualquer objetivo.

No começo, pode até ser frustrante refazer o ciclo de amigos e conhecer os novos professores. Mas, se a educação for de qualidade e o ambiente estimulante, isso só trará benefícios a longo prazo.

A timidez pode atrapalhar no começo e fazer com que ele não peça o que é preciso para os coleguinhas e professores. Esse passo a passo vai te ajudar a fazer com que a nova escola não se transforme em um pesadelo para seus filhos:

  • Primeiro, certifique-se de que seu filho tenha as ferramentas necessárias para começar na nova escola: material escolar, uniforme, lanche, livros didáticos, orientação de locais que ele pode buscar ajuda dentro do colégio, nomes de professores, etc;
  • Peça ao professor que lhe envie uma cópia do cronograma de aulas, para que você possa acompanhar o desenvolvimento da criança no novo ambiente.

Depois que seu filho tiver tudo o que precisa, é hora de ajudá-lo a fazer novos amigos. Mas nada de envergonhá-lo, apresentando crianças que ele nem conhece. Respeite o seu espaço e ritmo,  e permita que ele cresça por conta própria!

  • Uma boa ideia é organizar um lanche de boas-vindas para ele, convidando os coleguinhas e conhecendo os familiares de cada um;
  • Incentive a criança a participar de esportes e clubes, mesmo que ela ainda não tenha habilidades. Isso vai ajudar a criança a se aproximar de outros alunos na nova escola;
  • Você também pode treinar possíveis diálogos com seus filhos, abordando outros alunos, perguntando se eles querem ajuda, oferecendo lanche e pedindo suporte em alguma matéria escolar.

Leia também: Saúde física e mental: A importância do esporte nas escolas

Pode parecer simples para você, mas para a criança essas atitudes são incríveis. Fazer essas coisas ajudará muito seu filho a se ajustar ao novo ambiente escolar.

No começo é importante não forçar seu filho a se tornar amigo dos professores e dos alunos. É uma nova escola e um novo mundo, e ele vai encontrar seu próprio caminho. 

Se o seu filho estava tendo problemas para fazer amigos na escola antiga, tente incentivá-lo elogiando seu desempenho e mostrando que agora ele convive com outros alunos e pode recomeçar. Quanto mais confortável a criança se sentir na nova escola, melhor será o seu desempenho.

Caso esteja buscando uma nova escola para seus filhos, o Colégio Pinheiro Guimarães está de portas abertas para receber novos alunos. Fale conosco!

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para ajudar outros pais que precisam dessas informações.

Tags: , , , , ,
Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pesquisar

Ultimos posts

Categorias

Fale conosco

    Conecte-se com o Pinheiro Guimarães

    Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades.

    Iniciar conversa
    Fale com o Pinheiro!
    Cinco décadas de lições de amor e um projeto vitorioso. Conheça o Colégio Pinheiro Guimarães!